BAEPENDI RECEBE PRIMEIRO MÓDULO DO PROGRAMA AGENTE DE TURISMO RURAL

A sede do Parque Estadual da Serra do Papagaio, localizada no município de Baependi, no sul de Minas, foi o ponto de apoio do primeiro módulo do Programa Agente de Turismo Rural, desenvolvido, recentemente, por meio da parceria entre o Sistema Faemg / Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Baependi.

Entre os objetivos do programa estão fortalecer o turismo no meio rural, preparar profissionais com visão do negócio turístico, fomentar o negócio turístico e qualificar profissionais para ações integradas de turismo. Composto por seis módulos, o Agente de Turismo Rural conta com 224 horas-aula.

Este primeiro módulo, com 40 horas-aula, tem como foco Produtos e Serviços Turísticos. Na região, serão formados 12 agentes de turismo rural, com capacitação voltada para as cidades de Baependi, Alagoa, Aiuruoca e Caxambu.

De acordo com o instrutor credenciado pelo Senar Minas e turismólogo Gustavo Toledo, “o programa ocorre em um momento especial na região do Parque Estadual da Serra do Papagaio, pois o mesmo completou 20 anos de existência em 2018. O Parque vem atraindo cada vez mais visitantes, que buscam o contato com a natureza e com a cultura local. Sendo assim, o seu entorno necessita se estruturar com produtos e serviços de apoio, como hospedagem, alimentação e condutores. Neste contexto, a iniciativa do Senar Minas, via cooperação do Sindicato os Produtores Rurais de Baependi, vem ao encontro de uma demanda de qualificação junto a diversos empreendedores que acreditam que trabalhar territorialmente em prol de um turismo responsável é o melhor caminho”.

De acordo com o instrutor, a turma é formada por participantes que já atuam na cadeia produtiva do turismo na região. “Felizmente temos uma turma muito diversificada e experiente, que certamente trará bons resultados.”

Até julho de 2019 serão desenvolvidos mais cinco módulos do programa, que conta com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que cedeu a sede do Parque da Serra do Papagaio como base de apoio. A mobilização do programa foi feita por Maura Pereira Maciel.

Marco

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Baependi, Francisco Eugênio Ribeiro, a expectativa quanto aos resultados do Agente de Turismo Rural são grandes. “Creio que teremos um marco promovido por meio do trabalho entre o Sistema Faemg / Senar Minas, sindicato e produtor rural. Nossa região é muita rica em potencial para o turismo rural. Hoje, se forem trabalhados entre 5% a 6% desse potencial, é muito. Com o Agente de Turismo Rural, tenho certeza de que a consciência será outra.”