Pesquisador da Embrapa Clima Temperado recebe prêmio Pá do Arroz

Em solenidade realizada na tarde de quinta-feira (21), durante 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) Júlio José Centeno da Silva foi homenageado com a Pá do Arroz, na categoria Técnico Federal. O evento é uma promoção da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), que anualmente reconhece pessoas e instituições que se destacaram e tiveram papel relevante para o desenvolvimento da atividade no Rio Grande do Sul.

O pesquisador recebeu a homenagem das mãos do presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner. “Eu já passei por diversas avaliações, mas nenhuma se equipara a essa que eu recebo hoje!”, disse Centeno emocionado. O pesquisador possui graduação e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, Ph.D. em Agroecologia pela Wageningen Agricultural University, na Holanda, e pós-Ph.D. em extensão rural pelo Yanco Agricultural Institute, NSW, na Austrália.

Na cerimônia, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel), também foi homenageada pelas contribuições ao setor, na categoria Pioneirismo. A instituição abriga o curso de agronomia mais antigo em funcionamento do país, tendo formado 7.012 agrônomos até o momento – cerca de 700 trabalhando direta ou indiretamente com a cultura do arroz, segundo dados da própria FAEM. Quem fez a entrega do prêmio ao diretor da FAEM, o professor Dirceu Agostineto, foi o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.

Confira todos os homenageados:

Lavoura Nota 10 – Carlos Alberto Prestes Iribarrem
Lavoura Pioneira – Werner Arns
Homenagem Especial – João Antônio Rosa da Luz
Homenagem Especial – Miguel Guedes
Homenagem Especial – Eder Leomar dos Santos
Técnico Estadual – André Barros Matos
Técnico Federal – Júlio José Centeno da Silva
Inovação – Indústria Bastiani
Competitividade – Frederico Bergamaschi Costa
Mercado Externo – Pércio Machado Greco
Amigo da Lavoura – João Alberto Dutra Silveira
Pioneirismo – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel)
Homenagem Especial – Covatti Filho